10 livros para dar um passo de gigante no teu negócio

Você já se perguntou como ter sucesso nos negócios ?

 

Talvez como eu tenha passado horas e horas na internet a busca de uma resposta a essa pergunta.

Talvez como eu tenha lido artigos de “experts” dos negócios do tipo :

  • “Como ganhar R$ 150,00 por dia em apenas 30 dias”
  • “O método infalível para ganhar 10.000$ em 30 dias no Whatsapp”
  • “Como ganhar dinheiro fácil na internet sem trabalhar!”

A sério, sem trabalhar???

Aplicamos tudo certinho mas os resultados esperados não aparecem.

 

A internet é uma selva onde pouca gente é séria

 

A quantidade de conselhos para ter sucesso nos negócios que pode encontrar é praticamente infinita.

Além disso os “experts” que partilham esses conselhos muitas vezes não os aplicam.

Mas então :

  • Como distinguir o trigo do joio?
  • Como saber se podemos confiar neles?
  • Como ter sucesso nos negócios?

A questão é :

 

Quem realmente já teve sucesso nos negócios ?

 

Se encontrar os conselhos dessas pessoas poderá finalmente :

  1. Ver as oportunidades a sua volta
  2. Escolher a oportunidade certa para si
  3. Executar a uma estratégia de forma eficaz
  4. Alargar os seus horizontes
  5. Ter a boa mentalidade para empreender

Se alcançar isso, então mais nada o vai poder parar.

Após muitos anos a usar táticas de “experts” e de negócios falhados descobri onde se escondiam os melhores conselhos sobre negócios.

 

Os melhores conselhos estão nos livros

 

Descobri que os melhores conselhos estão nos livros de quem reconhecidamente alcançou sucesso na sua vida. E não sou o único a dizer isso. Por exemplo o Ramit Sethi do blog iwillteachyoutoberich.com diz o seguinte :

 

 

 

 

Tradução :

“Já vos disse que gastei 50‘000$ por ano em mim investindo em cursos, livros, conferências e viagens. O montante não é o mais importante. O facto de você poder acelerar sua carreira, saúde, produtividade e relações com o tempo é uma coisa incrível. De facto, os livros são o melhor investimento que vocês podem fazer.”

Estamos a falar num empreendedor graduado de Stanford, New York Times best-seller e fundador do blog iwillteachyoutoberich.com. O Sethi tem mais de 1.000.000 de pessoas lêem o seu blog e mesmo assim ele continua a investir massivamente na sua formação.

 

Quem também concorda com isto é o Tenista Andre Agassi.

A última frase do livro da sua autobiografia ele diz o seguinte :

“Descobri a magia dos livros tarde de mais. De todos os erros que fiz o que eu mais quero impedir os meus filhos de fazer é este”.

Estou convencido que para alcançar sucesso nos negócios (ou no quer que seja) o mais importante é ter a boa mentalidade. Eu desenvolvi a minha lendo livros. Sem eles não estaria a ler este artigo.

Para o ajudar criei uma lista com os livros mais notáveis que li.

Claro você não precisa de ler todos os livros desta lista. Escolha um ou dois que lhe interessam, lê-a-os… e se gostar, volte cá e escolha outro.

A ideia é de alargar a sua visão do mundo, ver o que funciona para os outros e testá-lo em si.

 

Tópicos deste artigo :

 

Marketing

Livro de negocios 4 Horas por Semana do Timothy FerrisEm matéria de empreendedorismo 4 Horas por Semana do Timothy Ferris (inglês: The 4-Hour Work Week) influenciou milhares de pessoas a criar o seu negócio.

O livro explica como com o mínimo dos esforços conseguir o máximo de resultados. São 356 páginas de truques para melhorar a tua produtividade e viver melhor.

Se ainda não o leste, então aconselho-te a fazê-lo – não pelos exemplos (que são antigos), mas sim pela mentalidade e pela filosofia do Tim que permanecem bem atuais.

 

Livro de negocios Elon Musk - O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro do Ashlee Vance

O livro Elon Musk – O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro do Ashlee Vance (inglês: Elon Musk) fala sobre o empreendedor mais brilhante deste século.

O livro explica como o Elon criou Zip2, PayPal, Tesla Motors e SpaceX. Descobre onde ele tira a sua força de vontade para realizar o seus sonhos.

Para realçar a importância da leitura fica aqui mais um exemplo: Quando o Ashlee Vance pergunta ao Musk como é que ele aprendeu a construir foguetões, ele responde com toda a simplicidade: “leio livros”.

 

Autobiografias

Gosto muito autobiografias porque elas retratam uma vida inteira.

Na internet, temos a ideia que tudo é fácil e que de um dia para o outro é possível criar um império nos negócios ou noutras áreas – mas nas biografias vês o caminho, os sistemas, a mentalidade e a quantidade de trabalho que é preciso para ter o que se quer.

Livro de negocios Total Recall do Arnold Schwarzenegger

Nessa matéria é difícil de encontrar melhor exemplo que Total Recall (apenas disponível em inglês) do Arnold Schwarzenegger. Vais descobrir que o exterminador implacável é bem mais que uma montanha de músculos.

Ele nasceu na Áustria numa família pobre sem água corrente em casa. Descobres como é que ele se tornou no homem mais forte do mundo, milionário antes de ser ator, governador da Califórnia e no ator mais famoso de Hollywood !

Talvez o melhor livro que possas ler para desenvolver uma mentalidade vencedora e ter sucesso no teu negócio.

Livro de negocios O livro Shoe Dog do Phil Knight

O livro Correr para Vencer (inglês: Shoe Dog) do Phil Knight conta a incrível história da Nike.

O Phil Knight é um excelente “storyteller” e a sua autenticidade vai comover-te. Não se trata de um livro de auto-elogio, mas sim de uma verdadeira epopeia, com os altos e baixos de todas as empresas.

Depois desta leitura, sairás mais rico e melhor preparado para todas as dificuldades que vão surgir na concretização do teu negócio.

 

Livro de negocios Open - A Minha História do Andre Agassi

Por fim, gostei muito do Open – A Minha História do Andre Agassi (inglês: Open – An Autobiography).

Sabias que ele odiava o ténis e mesmo assim ganhou imensos torneios? Que força de vontade impressionante !

Neste livro aprendi uma lição super importante para o meu negócio. Caso não estejas interessado na leitura do livro, deixo aqui um pequeno extrato:

“– O André tem vindo a perder demasiado. Hoje estamos à procura de um novo treinador e pensámos em ti.

– Ok

– Diz-nos, o que pensas do jogo dele?

– Posso ser franco ?

– Sim, muito franco.

– Eu com o teu talento seria o melhor jogador do mundo. O teu problema é que queres ser perfeito. Queres que cada bola seja perfeita. Às vezes, uma bola média ou má chega para ganhar. Tu não precisas de ser o melhor do mundo quando entras em campo. Só precisas ser melhor que o tipo a tua frente.

– Humm, ok…

– Quando procuras a perfeição sabes o que fazes na realidade? Prossegues um ideal que não existe. Tornas toda a gente triste a tua volta. A perfeição? Deves acordar perfeito 5 vezes por ano, mas 5 vezes por ano não chegam para seres um grande jogador. SIMPLIFICA, SIMPLIFICA !”

Se estás com medo de lançar o teu negócio, descontrai. Nada precisa de ser perfeito. O mais importante é começar e nunca desistir dos teus sonhos.

 

Psicologia e desenvolvimento pessoal

Livro de negocios Manual do Guerreiro da Luz do Paulo Coelho A nível de desenvolvimento pessoal o Manual do Guerreiro da Luz do Paulo Coelho ajudou-me muito (inglês: Manual Of The Warrior Of Light).

Este é o único livro em língua portuguesa da lista mas é com certeza, um dos melhores. Como o diz o título é um manual… um manual de sabedoria que vai ajudar-te a tornares-te numa pessoa melhor.

Quando leio, gosto de sublinhar as passagens mais interessantes. Neste livro parei de sublinhar muito cedo, pois todo o livro está cheio de frases revigorantes, encorajadoras e inspiradoras para o meu negócio. Só posso recomendar !

 

Livro de negocios O Poder Sem Limites do Anthony Robbins

O Poder Sem Limites do Anthony Robbins é um clássico do desenvolvimento pessoal (inglês: Unlimited Power).

Este livro está repleto de sistemas para “hackear” o teu cérebro. Ele vai ajudar-te a ter sucesso no teu business e na tua vida. E funciona !! Digo isso porque quando li as autobiografias citadas mais acima não deixei de reparar que os conselhos do Anthony são aplicados pelo Schwarzenegger, Knight e Agassi.

 

Persuasão

Livro de negocios Influência - A Psicologia da Persuasão do Robert CialdiniO livro que toda a gente deveria ler em matéria de persuasão é Influência – A Psicologia da Persuasão do Robert Cialdini (inglês: Influence).

Talvez o livro mais útil desta lista para vender mais! Esta bíblia da persuasão escrita em 1984 pelo professor em psicologia Robert Cialdini nunca foi tão actual. Este livro vai mudar completamente a tua maneira de escrever e de vender na internet. O Cialdini explica com exemplos os 6 conceitos que influenciam a nossa mente e nos faz comprar por exemplo.

Os princípios da influência, na ciência da persuasão que deverias aplicar no teu negócio são:

  1. Reciprocidade
  2. Coerência
  3. Prova Social
  4. Simpatia
  5. Autoridade
  6. Escassez

Um livro indispensável se queres vender mais!

Alias, gostei tanto do livro que criei uma série de Podcasts sobre ele. Podes ouvir todos os episódios clicando aqui ou ouvir o primeiro aqui :

 

Livro negocios Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas do Dale CarnegieUm outro clássico que me ajudou muito é Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas do Dale Carnegie (inglês: How To Win Friends And Influence People).

Nos filmes vemos, muitas vezes, os patrões “armados em patrões”, tipo Al Pacino no Padrinho ou o Leonardo DiCaprio no O lobo de Wall Street.

Na verdade, se querem ter sucesso neste negócio, vão precisar da ajuda dos outros. Estou a falar em fornecedores, parceiros e clientes. E claro, não é sendo ofensivo e desrespeitoso que os vais conseguir convencer.

Este livro, curto, vais ensinar-te como te deves comportar com os outros. De uma simplicidade estupenda mas tão certeiro. O Carnegie dá-te conselhos de persuasão do tipo:

“Nunca diga ao outro que ele está errado”

“Faça com que o outro se sinta importante”

“Coloque-se no lugar do outro”

Tudo parece óbvio, mas somos poucos a aplicar os seus fundamentos.

Mais uma vez gostei tanto do livro que criei uma série de Podcasts sobre ele. Chamei esta série “Networking Fácil”. Com ela vai poder aprender todos os conceitos do livro para te relacionar melhor com outras pessoas. Poderás assim criar uma rede de contactos poderosa que te vai certamente ajudar no teu negócio.

Podes ouvir todos os episódios desta série clicando aqui e até receber uma checklist com todos os sistemas do Dale Carnegie na mesma pagina.

Se quiseres podes ouvir o primeiro episódio desta série de mais de 1h15 minutos aqui :

 

Livro negocios As 48 Leis do Poder do Robert Greene

No livro seguinte As 48 Leis do Poder (inglês: 48 Laws Of Power) o Robert Greene analisa 3000 anos de história, conquistas, guerras e romances para te oferecer 48 leis para conseguires alcançar e defender o teu poder.

Sejamos honestos, todos queremos mais poder. Ainda bem que o assumes! O Robert Greene explica-te neste livro, através de factos históricos, como o aumentar o teu poder.

 

Estoicismo

Livro de negocios Letters On Ethics To Lucilius do Lucius Annaeus Seneca

Para acabar Letters On Ethics To Lucilius

(apenas disponível em inglês) do Lucius Annaeus Seneca. Trata-se da correspondência entre um filósofo mundialmente conhecido e um neófito ambicioso chamado Lucilius. É chocante ver até que ponto os conselhos dados pelo Seneca são atuais, mesmo 2000 anos mais tarde.

Este livro ajuda-te a tomar melhores decisões. Porquê? Esta corrente filosófica explica que para tomarmos as boas decisões devemos pôr de lado o nosso ego. Se conseguires isso, será uma mais valia para te ajudar na tua empresa.

Não esqueças, podes encontrar todos os livros do artigo clicando nos links em azul.

E se quiseres recomendar um livro, deixa um comentário em baixo.

Francisco Teixeira

Francisco Teixeira

sobre o autor

Sou especialista em marketing internet e ajudo empreendedores e pessoas a transformarem o seu conhecimento numa verdadeira empresa na internet. Criei o Marketing Cast, um programa áudio onde entrevisto empreendedores online e também resumo best-sellers do marketing. Também ofereço vários guias gratuitos no meu site que ajudam a converter mais leads em clientes.

Continuar a ler

artigos recentes

A minha história

A minha história

A minha história

Como viver do teu negócio na internet ?

Se queres viver do teu negócio na internet, estás no sítio certo. Aqui vais encontrar um Podcast, artigos e vários guias gratuitos para te ajudar a iniciar o teu projeto.

Talvez já tenhas criado um site. Mas infelizmente é bem mais difícil do que pensavas.

Recebe gratuitamente o Plano De Ação Para Alcançar a Liberdade Financeira.

Com esta inscrição também receberás conteúdo exclusivo na tua caixa de correio. O teu email está em segurança. Desinscrição num clic.

You have Successfully Subscribed!

Recebe gratuitamente um PDF com todos os Viés Cognitivos.

 

Com esta inscrição também receberás conteúdo exclusivo na tua caixa de correio. O teu email está em segurança. Desinscrição num clic.

You have Successfully Subscribed!

Recebe gratuitamente a formação Construir Uma Audiência que Compra.

Com esta inscrição também receberás conteúdo exclusivo na tua caixa de correio. O teu email está em segurança. Desinscrição num clic.

You have Successfully Subscribed!

Junte-se a lista de espera do programa impulso 90 dias.

Com esta inscrição também receberás conteúdo exclusivo na tua caixa de correio. O teu email está em segurança. Desinscrição num clic.

You have Successfully Subscribed!

Recebe gratuitamente a Checklist Networking Fácil.

Com esta inscrição também receberás conteúdo exclusivo na tua caixa de correio. O teu email está em segurança. Desinscrição num clic.

You have Successfully Subscribed!

Recebe Gratuitamente a Formação "Vende Mais com a Persuasão"

 

Com esta inscrição também receberás conteúdo exclusivo na tua caixa de correio. O teu email está em segurança. Desinscrição num clic.

You have Successfully Subscribed!

Acelere as suas vendas recebendo a primeira newsletter diária sobre Copywriting e Persuasão

Com esta inscrição também receberás conteúdo exclusivo na tua caixa de correio. O teu email está em segurança. Desinscrição num clic.

You have Successfully Subscribed!

Escreva o seu email e receba o seu PDF 101 exemplos de info-negócios

Com esta inscrição também receberás conteúdo exclusivo na tua caixa de correio. O teu email está em segurança. Desinscrição num clic.

You have Successfully Subscribed!

Encontre uma ideia de negócio que oferece valor

Com esta inscrição também receberás conteúdo exclusivo na tua caixa de correio. O teu email está em segurança. Desinscrição num clic.

You have Successfully Subscribed!

Receba gratuitamente o Plano De Ação para alcançar a liberdade financeira.

Com esta inscrição também receberás conteúdo exclusivo na tua caixa de correio. O teu email está em segurança. Desinscrição num clic.

You have Successfully Subscribed!

Shares
Share This