Como viver de um negócio na internet (sem métodos de vampiros)?

Hoje de manhã recebi o email seguinte:

“Bom dia Francisco! Deixei o meu emprego para criar a minha empresa, mas não sei o que fazer. Não tenho dinheiro para investir, mas será que me podes ajudar? O que devo fazer?”

Ok… vou ser honesto, acabei de inventar este email.

Hoje em dia, muita gente quer criar um negócio, ficar rico e ser respeitado, mas ninguém sabe muito bem o que fazer.

Resultado?

Um grupo de vampiros aproveita-se dessas pessoas para vender “a banha da cobra” e métodos que não funcionam.

 

Tópicos deste artigo

 

O método dos vampiros para viverem e um negócio

 

Normalmente quando procura “como criar um negócio online na internet”, surgem logo os vampiros aconselham-o a criar um site, fazer tudo para atrair tráfego para ele e conquistando seguidores nas redes sociais  – deixando por exemplo o seu link em fóruns, grupos no Facebook, fazendo anúncios pagos ou chateando os seus amigos (que nem sequer fazem parte do seu público-alvo) enviando-lhes o link do seu site.

 

Quando usa esse método acontece-lhe 3 coisas:

  1. Gasta todo o seu tempo em obter tráfego ou a conseguir seguidores nas redes sociais.
  2. Isso custa-lhe todo o seu tempo, dinheiro e energia.
  3. Não resulta.

 

Pior ainda, mesmo que consiga atrair algum tráfego para o seu site, as pessoas que o visitam não encontram conteúdo de grande valor.

É normal, quando estamos todo o dia a pensar “como posso conseguir mais tráfego e seguidores” esquecemos o principal.

O objetivo principal de um negócio não deve ser de conseguir tráfego ou seguidores mas sim de oferecer valor a nossa audiência.

Demorei a perceber isso, muito por culpa desses vampiros.

Mas felizmente descobri um sistema de negócio perfeito para mim e vou partilha-lo consigo agora.

 

O método que funciona

 

Em 2017, ouvi centenas de entrevistas de empreendedores, li livros sobre marketing e analisei muitos negócios online.

Essa aprendizagem teve um impacto enorme na minha vida. Hoje partilho consigo o sistema que aprendi e que uso neste projeto.

Chamei esse sistema: “Construir Uma Audiência Que Compra”.

Se quiser conhecer mais em detalhe o método “Construir Uma Audiência Que Compra”, receba a minha formação gratuita por email onde faço um estudo aprofundado sobre o assunto.

Quero saber mais sobre a formação “Construir Uma Audiência Que Compra”.

 

Esse sistema funciona da seguinte forma:

  1. Identificar um problema que as pessoas têm dificuldade a resolver (e definir se essas pessoas aceitariam pagar por uma solução)
  2. Ajudar a resolver esse problema com conteúdo gratuito
  3. Comunicar de forma original e diferenciada da concorrência
  4. Capturar os emails do seu publico-alvo
  5. Enviar emails ao seu publico-alvo para lhes vender uma solução aos seus problemas sob forma de formações ou de coaching

 

Óbvio, não é? Mas foram precisos 12 anos para que este sistema chegasse-me aos ouvidos. E a você?

 

Andei anos e anos a experimentar vários “métodos de vampiros” como, por exemplo, fazer Dropshipping, vender em Webinários, fazer Netlinking nas redes sociais, mas estranhamente nunca funcionou bem para mim.

 

Não digo que não seja possível viver desses “métodos”, há sempre exceções. Talvez se eu tivesse começado em 2014 quando a moda do Dropshipping começou, isso tivesse funcionado. Mas infelizmente não foi o caso para mim.

Os vampiros passam a vida a vender novos “métodos” milagrosos para viver de um negócio online, mas nenhum nos diz qual deve ser a essência de um negócio. Aqui vai a resposta:

 

“Resolva um problema e peça dinheiro em troca”

 

Os vampiros não nos dizem o básico porque se o que teriam eles para nos vender? 

 

É muito melhor para eles inventarem novos “métodos milagrosos” e venderem-nos isso.

 

Prefiro o sistema seguinte:

 

Conteúdo de grande valor contra dinheiro.

 

É simples. É lógico. Sentimos que bate certo.

 

Este sistema pode parecer-lhe um pouco abstrato mas não se preocupe, é normal.

 

Vamos ver um exemplo concreto de alguém que usa este sistema para viver de um negócio online.

 

Estudo de caso

 

O empreendedor francês Alex Frêne ajuda os desenvolvedores iniciantes de jogos para telemóveis a criar um jogo com o software UNITY 3D.

 

Antes de ver concretamente o que ele faz, repare que o publico-alvo do Alex é específico e o problema que ele resolve também o é.

 

Jà reparou que o Alex faz exatamente o oposto dos conselhos dos vampiros?

O Alex não procura conquistar seguidores e tráfego de turistas (que nunca compram), mas ele procura sim resolver um problema específico de um grupo específico.

 

Agora vejamos em detalhe como o Alex faz para viver do seu negócio.

Pequeno aviso ante de continuar, eu conheço pessoalmente o Alex e por isso sei bem do que estou a falar.

 

O Alex criou um estúdio de videojogos e também dá aulas sobre a matéria. Ele é apaixonado por desenvolver videojogos há muitos anos.

 

Tudo começou quando ele decidiu criar um negócio na internet. Ele sabia que havia procura sobre a criação de jogos com o software UNITY 3D.

Como ele já tinha muita experiência sobre a matéria pensou em criar o negócio sobre a criação de jogos.

Foi ver o que existia na internet, e viu que os cursos existentes não eram completos.

Foi assim que ele identificou uma oportunidade e portanto decidiu criar um site e ver no que dava.

Escreveu alguns artigos sempre com o intuito de oferecer o máximo de valor e que ajudem a sua audiência a resolver o seu problema.

E como o Alex ajuda a sua audiência a resolver um problema, a sua audiência adora o seu conteúdo e partilha o seu conteúdo gratuitamente.

 

Certo dia, quando o Alex propôs a sua audiência uma formação paga, uma pequena percentagem da sua lista email comprou o seu curso. Foi assim que o Alex começou a viver do seu negócio online.

Uma historia muito bonita não é? Mas você deve estar a pensar:

 

“Oh, Francisco mas será que isto funciona para mim?”

 

Vou já responder.

 

Um sistema infalível?

 

Para mim este sistema é perfeito e esta frase do Zig Ziglar resume bem a sua filosofia profunda:

“Conseguirá tudo o que quer na vida, se também ajudar os outros a conseguirem o que querem”.

Está a perceber a ideia?

 

O sistema funciona assim:

  • Valor (solução) = Tráfego (com um problema)
  • Tráfego = Vendas
  • Vendas = Viver de um negócio online

 

Se ajudar as pessoas a resolver um problema profundo, elas pagaram para comprar a sua solução.

E assim você poderá começar a viver do seu negócio online e quem sabe um dia poderá despedir-se do seu emprego.

Foi exatamente o que o Alex e eu fizemos.

 

Porque usar este modelo de negócio?

 

Com este sistema toda a gente fica a ganhar.

 

Você cria conteúdo de valor sobre uma temática que gosta. Sente-se orgulhoso e tem prazer em trabalhar no seu projeto.

 

As pessoas que visitam o seu site encontram valor, uma vez que, oferece uma solução a um problema que eles tanto querem resolver.

 

Mas será que isso dá dinheiro, pergunta você.

 

Respondo-lhe jà!

 

Quando é que vai ficar rico?

 

Vai ficar rico sim, mas só se ajudar muitas pessoas. E isso, aviso já dá muito trabalho.

 

Se for ver o site do Alex (site em francês), vai reparar que ele escreve todas a semanas, responde a todos os comentários e a todas a perguntas que recebe por email.

 

Ele procura ajudar a sua audiência a todo custo, oferecendo sempre o máximo de valor.

 

O melhor com este sistema é que quando ajuda as pessoas, elas sentem-se gratas e em contrapartida algumas delas compram os seus produtos.

 

Mas atenção, para poder começar a vender, vai precisar de tempo para estabelecer uma relação de confiança com a sua audiência.

 

Se começar a vender no primeiro dia, ou logo que a pessoa chega ao seu site, é muito provável que ele não compre. Pois não confia em si. Não sabe quem você é e qual é o valor do seu trabalho.

 

O melhor é dar tempo ao tempo. Enviar por exemplo alguns emails cheios de valor para que a sua audiência fique a conhecê-lo melhor e que perceba que você está aqui para o ajudar (e não só pra vender).

 

Depois, quando você conhecer perfeitamente os problemas da sua audiência, comece a criar um curso que resolve um problema especifico da sua audiência. A seguir venda esse curso.

 

Gostou do método mas não tem nenhuma ideia de negócio?

 

Continue a ler o artigo que resolvo já isso.

 

Como encontrar ideias de negócios?

 

Talvez esteja com dúvidas sobre o funcionamento do método ou que procure inspiração para encontrar uma ideia de negócio.

 

Para que tudo fique mais claro para si, criei um PDF com 80 exemplos de negócios portugueses, americanos, franceses e até canadianos que usam de perto ou de longe o método “Construir Uma Audiência que Compra”.

 

Nesse PDF verá que existem milhares de formas de oferecer valor contra dinheiro.

Encontra negócios originais de pessoas que dão cursos de: natação, surf, piano, zumba ou tennis na internet. Claro ideias menos originais também funcionam.

 

Se tem uma competência então é possível que algum o pague para que o ajude a adquiri-lá. Se ainda não tem nenhuma competência, pode ir desenvolvendo-a e ir partilhado as suas aprendizagens no seu site, tal como eu faço aqui.

 

Com esses 80 exemplos vai descobrir ideias que funcionam e usá-las para encontrar a sua própria ideia de negócio.

 

Receba já o PDF com 80 exemplos de negócios que “Construíram Uma Audiência que Compra” :

 


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Se tiver alguma duvida, deixe o seu comentário. Terei todo o prazer em responder-lhe.

 

Francisco

Francisco Teixeira

Francisco Teixeira

sobre o autor

Sou especialista em marketing internet e ajudo empreendedores e pessoas a transformarem o seu conhecimento numa verdadeira empresa na internet. Criei o Marketing Cast, um programa áudio onde entrevisto empreendedores online e também resumo best-sellers do marketing. Também ofereço vários guias gratuitos no meu site que ajudam a converter mais leads em clientes.

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